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Foto do escritorBluma Hub | Regi Santos

Ações de Marketing: Dia dos namorados

Atualizado: 28 de nov. de 2023

Está se aproximando mais uma data relevante no calendário comercial deste ano. O dia dos namorados costuma ser um marco importante pois é a última oportunidade comercial no primeiro semestre que há uma possibilidade de aumentar as vendas focando em ações promocionais e de bater metas alcançando ou recuperando os resultados estipulados para esse período.


Mas, sabemos que a concorrência é grande, então para ajudar nessa missão, separei algumas estratégias bem legais que podem beneficiar a sua marca e te ajudar a se destacar entre as demais campanhas que estarão ativas.


COMECE PLANEJANDO

Quem acompanha nosso conteúdo já sabe que aqui na Bluma o planejamento é considerado essencial em qualquer nível. Seja mensal, trimestral, semestral, anual ou pontual! Por isso é claro que eu vou começar por um checklist imbatível para te ajudar a planejar sua ação com antecedência e seguindo esses passos você vai ter tudo o que precisa ser feito para uma ação de sucesso. E não esqueça que


Planejar nunca é perda de tempo, com planejamentos minimamente estruturados as empresas passam a ter benefícios como: economia de recursos (inclusive o recurso tempo), priorização das atividades certas e menos erros.

CHECKLIST: PLANEJAMENTO

[ ] Defina uma meta à ser alcançada dentro do período dessa campanha.

[ ] Tenha claro quem é o público que será impactado.

[ ] Faça uma lista dos produtos que irá ofertar.

[ ] Determine quais serão suas ofertas validando qual ação listada será escolhida.

[ ] Faça uma lista de possíveis ações para sua marca.

[ ] Faça uma lista de quais canais que serão usados na comunicação.

[ ] Defina as estratégias para os canais de comunicação.

[ ] Crie os materiais de comunicação com antecedência.

[ ] Revise e agende os materiais de comunicação.

[ ] Acompanhe os resultados uma vez ao dia ajustando o que for necessário.

[ ] Determine uma data para finalização de um relatório do período.

[ ] Apresente o planejamento para sua equipe e dê os treinamentos necessários para alinhamento de informações.


Importante:

* Lembre-se que no dia dos namorados seu público pode mudar um pouco, pois pode ser interessante impactar os parceiros(as) de quem será presenteado(a)!


* Para definir ainda melhor seus objetivos e metas utilize a ferramenta META SMART. Quer conhecer essa técnica? veja o vídeo abaixo!



Agora que você já conhece todos os passos que precisa dar para um bom planejamento, veja a lista de ideias que separei para a criação de ofertas interessantes, Ela está separada em duas categorias: Vendas ou Captação de leads e comunicação, aproveite! 💝💝💝


CAPTAÇÃO DE LEADS E COMUNICAÇÃO

Muitas empresas, por definição estratégica, não tem o perfil de criar promoções com descontos muito altos, nestes casos ainda é possível trabalhar com propostas de comunicação temáticas e que possibilitem a coletas de leads aumentando o reconhecimento da marca.


COMUNICAÇÃO NO E-COMMECE/SITE:

Ainda que sua marca decida não trabalhar com um desconto super ousado, ter uma comunicação lembrando que o dia dos namorados está chegando pode ajudar as pessoas a se programarem para uma compra especial.


Considere criar algum material que a pessoa tenha acesso apenas após realizar um pequeno cadastro. Pense em disponibilizar guias de presentes, dicas para prepara uma noite especial ou um cartão lindo para download, assim a base de pessoas em sua lista de e-mails irá aumentar.


ENQUETES E POSTS INTERATIVOS:

Sabemos que a busca por engajamento e entrega orgânica nas redes sociais são uma eterna busca, e se você aproveitar essa temática para aumentar o engajamento e ainda conhecer mais seu público? Alguns posts interativos muito legais podem ser criados.

  • Pergunte aos usuários curiosidades sobre suas parceiras(os).

  • Faça um comparativo oportunizando que as pessoas respondam o que gostria de comprar/ganhar de presente.

  • Ofereça um checklist para o dia dos namorados perfeito.

  • Crie um quizz temático que esteja relacionado com seus produtos.

  • Pergunte qual seria o dia dos namorados perfeito.


EMBALAGENS ESPECIAIS

Criar embalagens temáticas pode ser uma boa oportunidade de surpreender seu cliente e é possível perguntar se o produto será um presente, disponibilizando pacotes especifícos para este fim. Lembre-se de oferecer cartões de presente ou mimos diferentes para acompanhar o pacote e encante seu público.


PLURALIDADE

Quando falo sobre pluralidade ela vai além das orientações sexuais, no caso do dia dos namorados pense em temáticas que estejam relaciodas ao amor próprio, amor familiar, amor pet e inclusive podemos e devemos pensar em campanhas que mostrem que todas essas opções são escolhas positivas.


GUIA DE PRESENTES

O guia de presentes não é uma ideia super inovadora, mas é uma opção que funciona. Encontre um modelo que esteja bem alinhado com a comunicação da sua marca, torne ele divertido, bonito e deixe muito claro que é fácil adquirir os produtos. Trabalhe com guias por estilo de vida, categoria de produtos, interesses pessoais/profissionais, faixas de preço, etc.


GERANDO MAIS VENDAS

Para as marcas que tem mais flexibilidade ao trabalhar com descontos é um momento perfeito, mas até as marcas que não tem essa opção podem usar algumas dicas abaixo para gerar mais vendas.


KITS DE PRODUTOS OU SUGESTÕES POR FAIXA DE PREÇO:

Nem só de cupons vivem as vendas pelos canais digitais. Para um dia tão especial é possível entregar opções mais completas no formato de kits, isso facilita a compra e vai aumentar seu ticket médio.


Além dos kits apresente os produtos por faixa de preço o que facilita muito a vida do usuário.


Considere criar uma página especial no seu site/e-commerce para apresentar esses combos de forma atrativa com todas as especificações e fotos dos itens que estão dento do pacote.

CUPOM DE DESCONTO

O cupom de desconto é o queridinho de quem compra online, mas pense em utilizar esse recurso com estratégia e não ser apenas mais um. É uma ótima maneira de vincular descontos com produtos específicos que você queira baixar o estoque ou lançamentos.


Sua marca pode escolher trabalhar com cupons por categoria de itens ou mesmo focar em cupons com descontos mais atrativos para algum canal que seu público utilize mais como grupos de telegram ou mensagens de whats.


ENTREGA EXPRESSA

Muitas pessoas que compram online gostam de entregar o presente pessoalmente por isso é interessante pensar em ofertar um modelo de entrega que a compra chegue mais rapidamente ou avisar os prazos de entrega na hora do checkout, assim seu cliente ficará menos ansioso.


Uma dica é informar na sua comunicação até qual dia a pessoa deve realizar uma compra para receber o pacote antes do dia dos namorados.


BRINDES:

Uma boa forma de aumentar o ticket médio das compras é oferecer brindes acima de um determinado valor de compras. Crie um mimo temático e que tenha valor agregado para que as pessoas se sintam animadas em incluir mais produtos no carrinho.


COMPRADORES DE ÚLTIMA HORA/OFERTAS DE ULTIMA HORA

Se você nunca deixou para comprar um presente na última hora, eu te admiro! Mesmo eu que sou hiper organizada as vezes cometo esse deslize, então pense nessa situação e crie uma maneira de atender essas pessoas (que estarão desesperadas). Se não é possível viabilizar uma entrega expressa para muitas regiões ofereça o benefício pelo menos na sua cidade. Outra boa opção é vender cartões de vale-presente e ajudar os atrasadinhos!


 

Ufa, com tantas opções já percebemos que podemos criar estratégias incríveis, surpreender o cliente e ainda bater as metas ou recuperar o saldo do semestre 💞 e é disso que a gente gosta!


Agora, pra finalizar, me conta uma coisa: Está com dificuldade de criar ações para sua marca nas datas comerciais?


E se eu disse que podemos te ajudar com isso, facilitando a sua vida com o planejamento pra você só executar junto à sua equipe? Legal né? Entra em contato com a gente pra falarmos sobre esse assunto é só clicar no botão abaixo que vamos te ajudar com muito amor e atenção!



Um abraço, e até breve \o/

Regi Santos - Fundadora

@blumahub | @regidani

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