Apresentar um novo projeto pode ser um desafio, principalmente se a sua ideia é inovadora.
O primeiro indicador de que seu projeto está inovando de alguma maneira é se você sente um pouco de vergonha de falar sobre ele... é isso mesmo: vergonha!
Costumamos sentir vergonha ao falar sobre coisas que estão fora da nossa zona de conforto ou do nosso domínio e isso é ótimo, porque indica que você está se esforçando para fazer coisas diferentes do que já fez até hoje!
Mas, ainda assim saber definir e explicar um novo projeto, produto ou serviço pode fazer toda a diferença na hora de conseguir novos parceiros, investidores ou clientes além de te fazer compreender o que está sendo feito e onde você deseja chegar.
Por isso eu tenho duas dicas para facilitar a sua vida :)
Primeiro de tudo: Seja simples
Para isso você vai falar sobre a sua ideia em até um parágrafo, escrevendo uma explicação completa do que você está construindo e ao final tente transformar essa explicação em uma frase simples.
Para fazer isso você deve evitar palavras muito genéricas ou termos muito complexos da sua área, faça todo o possível para substituir isso por palavras que qualquer pessoa entenderia.
A segunda dica é: Faça um PITCH
Um Pitch é uma apresentação de até 15 segundos que mostre o que você faz, para quem faz e porque faz.
Aqui na Bluma nos usamos bastante este recurso, para nossos produtos e apresentações, mas também no dia-a-dia para ajudar nossos alunos e nossos clientes.
Para fazer um pitch você usar a frase abaixo e completar os espaços em branco
NÓS AJUDAMOS ________________________
A TORNAREM-SE ________________________
PARA ___________________________________
Um exemplo, para você compreender melhor, é o pitch que usamos para falar dos nossos cursos presenciais e EAD
NÓS AJUDAMOS profissionais de marketing
A TORNAREM-SE mais qualificados e preparados
PARA entregarem resultados ainda melhores
Ao final dessas duas etapas, você ainda pode reler o que fez e se perguntar: "meus pais/tios entenderiam o que eu estou fazendo se eu explicar dessa maneira?" "e uma criança, entenderia?"
Se para alguma dessas duas perguntas a resposta é não, minha sugestão é: refaça até ficar simples o suficiente ♥
Então, lembre-se
1 - cuide com palavras ambíguas ou muito complexas
2 - tenha um pitch do seu modelo de negócio, produto ou serviço (ou um de cada)
3 - procure referências em empresas que você gosta e se identifica (não necessariamente nos seus concorrentes)
E tenha em mente que é muito importante falar claramente sobre o que você faz ou cria, isso pode te ajudar a conseguir alianças valiosas para desenvolver ainda mais os seus projetos \o/
Um abraço, e até breve \o/
Regi Santos - Fundadora
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