O MIV é o guia que contribui para construir a presença de uma marca, valorizando seus serviços e produtos
Ter uma marca consistente, que comunique a mensagem que a sua empresa deseja passar para os clientes, é uma etapa essencial para o sucesso da comunicação de qualquer negócio. A sua marca é o seu bem mais valioso!
Agora imagine só: você solicita a um designer de marcas a criação da sua identidade visual e recebe um logotipo super alinhado às suas estratégias, à sua linguagem e ao que você quer comunicar aos seus clientes. Isso é ótimo!
Mas depois você decide aplicar essa representação gráfica nas mais diversas peças – físicas ou virtuais –, e percebe que ela está toda desconfigurada, sem leitura, com a cor errada, etc. Para evitar esse tipo de dor de cabeça é essencial ter um MIV – Manual de Identidade Visual.
Mas antes de nos aprofundarmos nos detalhes do Manual, não custa relembrarmos quais são os tipos de sinalizações gráficas de uma marca, para não errar na hora de tratar sobre esse tema.
Sinalização gráfica e a construção da Identidade Visual!
A sinalização gráfica de uma marca pode ser classificadas das seguintes formas:
✅Marca: termo que abrange todo o aspecto que definem uma empresa, projeto ou organização. Contempla o nome, os elementos gráficos que representam ela, a cultura, sendo muito superior a apenas ao desenho do nome da empresa.
✅Logotipo: apesar de amplamente conhecido como qualquer representação gráfica de uma marca, a compreensão mais correta da palavra logotipo é: elemento formado pelas letras ou palavras que simbolizam o nome da marca.
✅Símbolo: é uma imagem ou ícone que representa a marca. Pode ser apresentado em uma forma abstrata ou uma representação figurativa. Quando o símbolo passa a ser tão reconhecido que dispensa o uso do logotipo para o reconhecimento da marca, ele pode ser chamado de isotipo.
O símbolo da Apple é tão conhecido,
que passou a ser usado isoladamente, como um isotipo.
✅Ícone: é uma representação gráfica simplificada de um objeto ou conceito que se tornou associado à marca, como por exemplo, o ícone de uma lâmpada para indicar uma ideia.
✅Logotipo animado: é geralmente usado em vídeos ou apresentações para dar um toque mais dinâmico e moderno à identidade visual da marca.
✅Monograma: é a representação gráfica com uma ou mais letras da marca. Utiliza fontes e elementos de design tipográfico para criar a assinatura visual.
✅Emblema: quando a representação do nome da marca está ligada ao símbolo, tornando impossível a utilização do logotipo sem o elemento pictórico. Também pode ser chamado de isologo. Um emblema amplamente conhecido é o da marca Starbucks.
O símbolo da Warner Bross é um monograma e
também um isotipo.
✅Assinatura visual: é quando o logotipo e o símbolo são apresentados juntos. Também pode ser chamado de imagotipo. A maioria das marcas possui uma assinatura visual completa, mas também pode usar os seus elementos separados, a fim de deixar a identidade mais dinâmica. Para empresas que estão iniciando e tem a intenção de usar um isologo futuramente, recomendamos sempre iniciar com a assinatura visual a fim de que o símbolo seja inicialmente reconhecido para depois ser usado isoladamente.
Como podemos ver, os elementos de uma marca funcionam em conjunto para formar a identidade visual da mesma. Eles podem ser adaptados para diferentes plataformas e meios de comunicação, principalmente para marcas amplamente conhecidas pelo público.
⚠ Cuidado para não errar: Logotipo X Logomarca! ⚠
Logo vem do grego “logos” e quer dizer conceito ou significado. Já marca vem do germânico “marka” e tem o mesmo significado de logo, ou seja, conceito ou significado.
Então, logomarca seria, basicamente, significado do significado. Ou seja: LOGOMARCA não existe!
Agora sim, já revisamos os tipos de logotipos, então vamos falar sobre ele: o Manual de Identidade Visual.
O que é um MIV e para que ele serve?
O Manual de Identidade Visual é um documento que contém as principais informações sobre a apresentação gráfica de uma marca: assinatura visual, cores, fontes, entre outras. Ele é fundamental para manter a identidade da marca protegida, preservando sua força e consistência.
“Nas páginas do MIV você encontra parâmetros visuais completos, além de exemplos que demonstram maneiras de criar uma voz consistente e manter a identidade visual em toda a comunicação da empresa”.
Explica Rosana Peixoto, designer e Sócia-Diretora da Bluma.
Segundo a designer, todo o trabalho desenvolvido através do MIV é importante para para manter a aparência do seu negócio consistente, contribuindo para definir o que a marca significa para todos, agora e no futuro:
"O Manual é um documento que vai ajudar você a chegar onde quer através das suas peças gráficas."
Então, lembre-se: cada pessoa que se relaciona com a sua marca, seja o designer, a sua equipe, os fornecedores, as gráficas e os parceiros, são responsáveis por proteger os interesses da empresa, utilizando a identidade da marca conforme os parâmetros prescritos no MIV, prevenindo o uso incorreto e não autorizado da mesma.
O que um Manual de Identidade Visual deve conter?
Ok, agora que você já sabe o que é um Manual de Identidade Visual e a sua importância na hora de aplicar a marca em materiais impressos ou digitais, vamos falar um pouquinho do que um bom MIV deve conter.
O Manual deve incluir todas as informações sobre a paleta de cores, tipografia, aplicação do logotipo, imagens, gráficos e outros elementos visuais que compõem a identidade visual da empresa. Ele também deve conter todas as orientações sobre a maneira correta de usar esses elementos em diferentes mídias e formatos.
O MIV também pode indicar o que você NÃO pode fazer: esticar o logotipo, aplicar sombras, trocar a fonte do logotipo, entre outros. Algumas marcas podem, inclusive, fazer direcionamentos de materiais onde a assinatura pode ser aplicada. Por exemplo, a Uber proibe que seu lototipo seja aplicado em qualquer material que possa ser colocado no lixo após o uso, como guardanapos ou copos descartáveis.
Um bom MIV vai dizer como você ou o designer que está aplicando o seu logotipo pode reduzi-lo ou ampliá-lo de forma mínima ou máxima e sobre que tipo de fundo pode ser aplicado, garantindo que ele não vá perder a sua leitura nesse processo.
Como criar um Manual de Identidade Visual?
Nós pedimos para a nossa designer, Rosana Peixoto, nos ajudar a listar os elementos essenciais de um bom Manual de Identidade Visual. Vamos conferir quais são?
Algumas das assinaturas visuais desenvolvidas pela Bluma Hub
✅Assinatura Visual: é ela que será instantaneamente reconhecida como símbolo da marca. É por isso que é importante utilizar a assinatura exatamente como especificado. Em uma assinatura visual há elementos que mantêm relações de posição e tamanho fixos que não podem ser alterados.
✅Tipografia: é outro elemento importante da marca. Preservando a tipografia,
fortalece-se ainda mais a distinção visual da marca. Há sempre uma fonte principal para uso em textos e materiais gráficos. Podem haver fontes diferentes para títulos, textos ou destaques, a fim de tornar a arte mais atrativa. Porém, recomenda-se não usar mais de duas fontes diferentes e manter as mesmas fontes para todas as peças gráficas.
✅Uso preferencial e secundário: é importante deixar claro que há uma forma preferencial de aplicar a assinatura visual, que pode ser na versão horizontal ou vertical. Porém, muitas vezes há alguma restrição de uso desse formato. E é aí que entra o uso secundário da marca. Também pode acontecer de ser necessário usar uma versão reduzida da marca, sem texto. Isso acontece na aplicação em locais onde a marca aparecerá de forma muito reduzida ou onde haja restrição de uso de texto, como nas redes sociais.
✅Área de proteção: Com a finalidade de assegurar a integridade de uma marca em aproximações com outros elementos gráficos e para aumentar a percepção da mesma, é necessário respeitar uma área ao seu redor, livre de qualquer interferência.
✅Redução máxima: Para preservar a legibilidade da assinatura visual e símbolo, a marca deve respeitar as dimensões mínimas estipuladas pelo designer de marca.
✅Padrão cromático: é fundamental para a correta manutenção da marca, ganhando força na memória daqueles que se relacionam com ela. Deve ser listado os principais padrões de cores utilizados, para evitar alteração de cores ao trocar de sistema: CMYK, RGB, Pantone e hexadecimal. Sempre disponibilize as referências das cores para os fornecedores. Isso evitará distorções no padrão cromático nos materiais da sua empresa.
✅Versão monocromática: Em caso de assinaturas visuais em cores, deve-se pensar também em uma versão positiva (preta) e negativa (branca), que deve ser usada quando existe uma limitação técnica, como ausência de cores ou legibilidade, que prejudique a aplicação da versão preferencial. Também é possível ter uma versão em escala de cinza.
✅Aplicação sobre fundos coloridos: A assinatura visual em sua cor original
pode ser aplicada sobre outras cores, desde que não prejudique a legibilidade. Explique quais as cores são permitidas para aplicação de fundos e quais não são e como deverá ser feito em caso de uso em fundo proibido. Algumas opções são uso de formas geométrica em cores permitidas ou aplicação de versão monocromática.
✅Proibição de uso: A identidade visual é a representação de uma marca e, por isso, deve ser respeitada, a fim de ser facilmente reconhecida. A composição da assinatura visual e suas cores não podem ser alteradas. Sob nenhuma circunstância o logotipo e o símbolo podem ser modificados, distorcidos ou recriados. É importante que o MIV demonstre alguns exemplos de modificações
inaceitáveis e usos incorretos do logotipo.
✅Aplicação visual: por fim, o Manual pode trazer alguns exemplos de como essa marca deve ser aplicada, de forma prática, em redes sociais, papel timbrado, cartão de visita, e em outros materiais de uso comum na comunicação de uma empresa. Essas aplicações não são obrigatórias, sendo geralmente condicionado a compra do desenvolvimento destas aplicações. Porém, são maneiras do cliente perceber de forma prática o uso de sua assinatura visual.
Junto com a assinatura visual, a Bluma Hub traz exemplos da aplicação da marca Mel Pacheco
E então, resumindo, o Manual de Identidade Visual é um guia que vai garantir que a sua marca seja facilmente reconhecida pelos clientes em todos os seus pontos de contato da sua empresa com o seu público-alvo.
Isso vai contribuir para...
✅gerar confiança no seu negócio;
✅conquistar a fidelidade dos clientes; e
✅fortalecer a imagem e a reputação da empresa.
Além de tudo isso, você vai ver que o Manual de Identidade Visual é uma ferramenta importante para simplificar o processo de criação de novos materiais de marketing, facilitando a vida de todos os que vão trabalhar com a sua marca em determinado momento do processo criativo ou impressão de materiais.
🚨Atenção: não esqueça de registrar a sua marca!🚨
Antes de finalizar, a gente precisa deixar um alerta importante por aqui: você deve ter o cuidado de proteger a sua marca legalmente, através do seu registro.
Registrar a marca é um passo importante na garantia do direito de propriedade industrial de uma empresa, contribuindo para resguardar o negócio em relação à identidade que foi escolhida para representá-lo.
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RECOMENDAÇÃO DE LEITURA
O nosso parceiro, advogado Marco Tavares Pereira, sócio do escritório Tavares Pereira Advocacia, especializado no tema, criou um conteúdo super interessante sobre registro de marca. Vale conferir!
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⭐A marca é um dos bens mais valiosos do seu negócio. Cuide bem dela!
📣Fique ligado: buscar um profissional para apoiar a sua empresa nesse fluxo é importante para guiar a empresa em todas as etapas, garantindo que tudo corra da melhor maneira possível. Um advogado presente na criação de naming, que é a criação do nome da marca, pode auxiliar vetando nomes com baixa possibilidade de serem aceitos pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, evitando dores de cabeça futuras.
Aqui na Bluma nós temos muito carinho por todos os projetos de identidade visual que criamos.
E se você quer criar a sua marca ou fazer um rebranding da sua identidade visual, a gente pode te ajudar.
Espero seu contato. Um abraço, e até breve \o/
Equipe Bluma
@blumahub | contato@blumahub.com.br
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