Naming: uma palavra vale mais que mil palavras
- Bluma Hub | Regi Santos
- 25 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de fev.

O nome de uma marca, também conhecido como naming, vai além de uma simples palavra. É o principal e mais básico elemento de identificação de uma empresa. Ele carrega significados que se acumulam ao longo do tempo, representando toda a construção simbólica da marca.
O processo de criação do naming de uma empresa é super importante para estabelecer a marca e sua conexão com o público.
Desenvolver e escolher esse naming é uma etapa complexa e vital na construção da marca, pois, ao contrário de outros elementos, não é tarefa fácil modificar o nome de uma marca após escolhido.
Mudar o naming demanda um esforço considerável, já que é preciso reformular tudo, desde materiais de comunicação até, e principalmente, transferir os significados do nome antigo para o novo.
Criar um naming forte é, sem dúvida, um trabalho desafiador, especialmente nos dias atuais. Por isso,
um dos pilares que consideramos mais relevantes em um projeto de naming é o conceito por trás do nome, que dá ainda mais significado e profundidade à marca
Apesar de complexo, fazer isso não é impossível!
Algumas dicas pra mandar bem ao criar um naming são:
Comunicação da essência: o naming deve comunicar a essência do negócio e ajudar a transmitir o que a marca representa, qual é o seu propósito e o que a diferencia das outras.
Diferenciação: em um mercado saturado, um nome da empresa que incorpora um conceito único ou uma abordagem inovadora pode destacar a marca e torná-la mais memorável.
Relevância: o naming deve ressoar com os valores, desejos e necessidades do público. Um nome relevante de uma marca atrai e envolve o público-alvo.
Flexibilidade: o conceito do naming tem que ser flexível pra deixar a marca crescer e evoluir com o tempo, suportando mudanças na estratégia e expansão.
Agora que você já entende um pouco mais sobre criação de nomes fortes, é importante também saber avaliar se os namings são bons. Então, listamos 7 requisitos pra isso.
Distintividade
O nome da empresa tem que ser único, sem confusão com outras marcas. Originalidade é chave pra evitar dor de cabeça legal e passar uma identidade única.
Arbitrariedade
Evite criar nomes descritivos, que sugerem o tipo de produto ou categoria. Eles são mais difíceis de registrar no INPI, órgão brasileiro de registro de marcas e patentes, pois podem ser considerados de uso comum dentro da sua categoria, e ainda limitam o crescimento e diversificação da empresa.
Associações positivas
O naming da marca deve evocar associações positivas que reforcem a essência do negócio. É importante considerar também as percepções negativas que o nome de sua empresa pode ter em diferentes contextos culturais.
Lembrança
Um naming fácil de lembrar é sempre bom. Nomes curtos e significativos geralmente funcionam melhor, mas o mais importante é a memorabilidade.
Pronúncia
O nome deve ser fácil de falar, sem esforço. Isso facilita a comunicação e a memorização.
Sonoridade
O som do nome deve ser agradável. Evite palavras cacofônicas ou que possam ser mal interpretadas.
Proteção
Registrar a marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é essencial pra proteção legal e evitar uso indevido. Ao registrar uma marca no INPI, seu proprietário adquire proteção legal e direitos exclusivos sobre o nome, evitando que outras empresas utilizem o mesmo nome ou nomes semelhantes. Essa proteção é fundamental para a longevidade e a integridade da marca, contribuindo para o sucesso e a inovação no mercado.
Como vimos, o processo de naming envolve muito método, criatividade, pesquisa e ponderação. A escolha do nome é crucial pra uma identidade de marca forte e duradoura. Então, dedicar tempo e recursos nisso é fundamental pra evitar problemas e garantir o sucesso no mercado.
Se você está com a missão de criar o nome da sua marca, vale buscar a ajuda de uma equipe profissional, como as nossas super parceiras da Okta!
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Abraços e até breve :)
Esse conteúdo foi criado em parceria com:
Paula Rego | Sócia e Gerente de Projetos da Okta Studio.

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e Pós-Graduada em Neurociências e Comportamento pela PUCRS, Paula está no mundo da publicidade desde 2013. Mas ela não ficou apenas passando trabalho aqui no Brasil, também já atravessou oceanos e agarrou seu momento como gerente de comunicação na Índia.
Desde 2017, ela é sócia e a metade sabe-tudo da Okta, dividindo seu tempo entre organizar projetos e contar piadas de tiozão. Além tudo isso, ainda foi premiada no Brasil Design Award (BDA), na categoria Branding/Naming, em 2019.
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