O ano de 2020 tem sido desafiador de todas as formas que podemos imaginar, e muitos profissionais e empresas se viram obrigados a se reinventar e passar por uma transformação digital.
Vendo estas mudanças acontecerem nós percebemos que algumas empresas estão tendo dificuldade em organizar e fazer funcionar tudo ao mesmo tempo, por isso vamos falar sobre porque o planejamento é tão importante dentro do universo digital!
Mas, o que é transformação digital afinal?
A transformação digital prevê o uso de tecnologias para solucionar problemas tradicionais, quando falamos deste fenômeno dentro do marketing estamos nos referindo à empresas que passaram a usar canais ou ferramentas digitais para alavancar vendas, gerenciar processo e comunicar-se com seu público para aumentar a visibilidade da empresa.
Porque um planejamento é importante?
Se sua empresa já fez alguma ação de marketing, deve saber que ter uma organização e um plano para atingir o consumidor é essencial. Isso porque o objetivo principal do Marketing - de forma geral - é fazer sua empresa crescer e sem planejamento você não consegue definir as ferramentas que vai usar para isto.
Muitas empresas e profissionais cometem o grande erro de começar a usar ferramentas e canais digitais sem nenhum tipo de planejamento prévio e sem este planejamento não alcançam os resultados pretendidos, porque e muito difícil voar sem um plano de voo. 🤷♀️
Vamos falar um pouco sobre os passos que você pode dar em direção à um planejamento adequado e que vai te fazer atingir resultados?
Conheça as plataformas e tecnologias disponíveis.
Um profissional de marketing é um estrategista, por este motivo é importante e necessário que ele conheça as plataformas e tecnologias com todas as suas peculiaridades para poder usá-las da melhor forma.
Lembre-se que: algumas das tecnologias vão ser plataformas que te ajudam a gerenciar atividades, demandas, anúncios, etc e outras delas serão canais por onde você vai manter o contato com os seus usuários, leads e clientes.
Mas, mesmo os canais precisam de toda uma rede por trás para que eles se mantenham ativos e funcionando. Por isso é importante entender como as coisas funcionam (principalmente os algoritmos).
Outro ponto importante aqui é que nem sempre o estrategista vai executar as ações de planejamento, mas ele deve ter todos os conhecimentos necessários para planejar e acompanhar os resultados, pois pode ser preciso mudar a rota caso os objetivos não estejam sendo alcançados.
Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua!
Olhar o que os concorrentes está fazendo é uma prática comum e todas as empresas fazem isso muito bem, mas e é só isso? Olhar o que o concorrente está fazendo, replicar algumas ideias ajustando para o nosso modelo de comunicação e vamos em frente?
No nossos planos estratégicos nós temos usado outro formato, porque olhar apenas para o concorrente não faz mais tanta diferença assim. Por isso nós temos instigado nossos clientes a olharem também para inspirações (que não sejam do seu segmento de atuação), isso vai te dar a oportunidade de criar uma comunicação própria e muito mais eficiente do que só "copiar" as ideias do concorrente. 😉
Aprenda com as coisas que você viu.
Depois de olhar o que as empresas estão fazendo no ambiente digital, anote suas impressões e seus aprendizados, mas já direcionando para como aproveita-los na sua estratégia (empresa/cliente) pois, de nada adianta olhar o que tem de legal por aí se não for para transformar em estratégia! 📄
Converse de maneira apropriada.
Definir os pontos de contato da sua marca vai muito além de sair por ai criando perfil em todas as redes sociais existentes no planeta terra.
É importante entender que tipo de usuário temos em cada rede, o que essas pessoas buscam dentro daquele espaço, além de perceber como a comunicação está sendo criada nestes ambientes.
Outra questão que você deve compreender, na hora do planejamento, é que nem só de redes sociais são feitos nossos pontos de contato. Você pode usar site, blog, whatsapp, telegram, e-mail, e outras formas que forem adequadas à sua comunicação.
Lembrando que os pontos de contato da sua marca são sua ferramenta para conversar com seu público, e você precisa mantê-los ativos, monitorados e atualizados para que as pessoas percebam a sua presença digital e confiem na sua entrega.
Além da definição dos pontos de contato você deve também planejar e organizar as linhas gerais do seu conteúdo, pense e deixe registrado as informações importantes como: Tom de voz da sua marca, Linguagem, O que não pode falar, Palavras-chave importantes para o seu negócios, etc.
E por fim é sempre interessante ter no seu planejamento as orientações de foco principal e secundário do seu conteúdo, bem como as categorias que podem ser exploradas em cada um dos seus canais. Confira abaixo como fazemos no nosso planejamento 👇
Planejamento sem execução não serve para nada!
Bom, agora você chegou até aqui. Olhou para concorrentes e inspirações, definiu os pontos de contato, linguagem, tom de voz, montou seu documento de orientação...mas e agora? Como executar tudo isso?
Bom, agora é a hora que você mais precisa conhecer as tecnologias apropriadas para fazer tudo isso funcionar e apresentar resultados.
1. Monte um calendário comercial para pelo menos 06 meses, com as ações descritas em linhas gerais, mas de uma maneira que te ajude a acelerar o processo de execução das campanhas.
2. Selecione as plataformas que vão te dar autonomia e velocidade na hora de usar seus canais (redes sociais, e-mail, etc) e faça um descritivo de como elas devem ser utilizadas
3. Monte previamente um modelo de relatórios que você possa usar para acompanhar as ações e compreender de forma eficiente o que está dando resultados e o que precisa ser ajustado.
Lembre-se que a internet é uma ferramenta ótima e traz resultados, mas é preciso ter consistência e saber como atingir estes objetivos.
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Pensando em ajudar empresas e profissionais autônomos, nós criamos um modelo de atendimento para auxiliar estes passos do planejamento estratégico com objetivo de entregar pra você resultados reais. 🚀 Se você quiser saber mais, pode entrar em contato que nós ficaremos felizes em ajudar o seu negócio!
📧 contato@blumahub.com.br
Um abraço, e até breve \o/
Regi Santos - Fundadora
Obrigado pelas dicas. Realmente um planejamento é fundamental para as estratégias digitais.