Transformar leads em clientes é sempre desafiador para qualquer negócio. E por incrível que pareça, o começo de uma venda inicia com o relacionamento.
É isso aí, o Marketing de Atração e Relacionamento é essencial para vincular as pessoas com a sua marca e levá-la pelo seu funil de vendas até a compra efetivamente. Depois dessa etapa, se você acha que acabou, está muito enganado. O pós-venda, a fidelização e a recompra também fazem parte deste processo.
Mas como criar uma estratégia efetiva para o relacionamento com o cliente? É sobre isso que vamos falar nesse post!
Marketing de Relacionamento: afinal, o que é isso?
Vamos trazer um exemplo da vida real para você: pense em um produto que você comprou recentemente e antes de comprar você realizou uma pesquisa de compra entre duas marcas. Leu reviews na internet, acessou as redes sociais, viu a avaliação no site do Reclame Aqui…
Finalmente, você decide mandar uma mensagem para cada uma das marcas para esclarecer suas últimas dúvidas e para a sua surpresa, ambas empresas retornam o seu contato, por e-mail, repassando todas as informações que você solicitou e ainda lhe oferecendo um cupom de desconto para a sua primeira compra pelo site da marca. Satisfeito, você escolhe o produto que mais lhe agradou e finaliza a compra.
Depois desse contato inicial, você passa a receber outros contatos por e-mail destas marcas, com novidades, lançamentos e promoções.
Viu só? Isso é uma estratégia de marketing de relacionamento.
Mas por que a minha marca precisa se relacionar com as pessoas antes, durante e depois da venda?
O relacionamento com as marcas vem ganhando cada vez mais importância para os clientes, especialmente se observarmos que com a pandemia, a quantidade de lojas virtuais aumentou e trouxe ainda mais variedade de marcas, produtos e preços. Embora isso seja ótimo também é preciso ter mais cuidado e pesquisar mais antes de fazer uma compra.
Empresas que conseguem se diferenciar pelas informações fornecidas, pela comunicação personalizada e criativa e pelo atendimento antes e depois da venda, ganham atenção e fidelidade dos consumidores.
Mas para que estas estratégias funcionem, todas as etapas e níveis da empresa precisam estar envolvidas. Imagine ter um atendimento excelente na loja presencial e ao precisar de um esclarecimento pela internet ou pelo telefone, ser mal atendido? Isso seria frustrante!
Os processos, as pessoas e as operações precisam estar bem alinhadas em todos os pontos de contato para que os resultados sejam efetivos.
Marketing de Atração e Relacionamento: o que é importante saber?
Ao navegar na internet você já deve ter se deparado com um post ou anúncio oferecendo algum material gratuito, como um e-book ou um vídeo. Para ter acesso, você é direcionado para um Landing Page (LP, em português, uma página de captura) onde fez um cadastro. Neste cadastro deixou algumas informações como nome, e-mail, celular, etc.
Ao preencher seus dados e ter acesso ao material, você provavelmente foi incluído em uma régua de relacionamento e passou a receber outros contatos com conteúdos ricos e informações. Conforme foi acessando esses materiais e demonstrando interesse, a marca passou a lhe oferecer produtos, descontos e oportunidades de negócios até que você estivesse pronto para realizar a compra.
Marketing de Atração e Relacionamento é exatamente isso. É preparar o lead para uma compra e vincular ele a uma marca através de conteúdos e informações enriquecedoras.
⚠ Mas cuidado: não encha a caixa de e-mails do seu lead com e-mails de venda e mais venda. Isso pode ter o efeito completamente contrário ao desejado.
Você precisa criar uma comunicação que ofereça para seu lead materiais ricos e conteúdos interessantes antes de sugerir que ele compre seus produtos.
E vale sempre lembrar que ninguém gosta de uma marca que fale somente de si própria. Fique ligado nisso! ;)
"O marketing de atração, ou Inbound marketing, é um conjunto de ações de comunicação que servem para criar e divulgar conteúdos que sejam atrativos para o público-alvo, com o objetivo de construir um relacionamento por meio de diversos canais digitais até que o usuário esteja preparado para comprar. "*
*Assad, Nancy. Marketing de Conteúdo. Editora Atlas, 2016
Etapas do Marketing de Atração e Relacionamento
Agora que já falamos sobre os conceitos do Marketing de Atração e Relacionamento saiba que existem algumas etapas específicas que você precisa seguir para atingir o resultado da sua estratégia. Veja na figura abaixo quais são elas:
Depois de ler todas essas informações é natural que surjam dúvidas sobre como executar uma estratégia que seja efetiva pensando em relacionamento. Separamos abaixo as perguntas mais comuns dentro dessa perspectiva.
🤔 Como passar por cada uma dessas fases?
🤔 Quais conteúdos gerar para atrair meus clientes?
🤔 Como me relacionar melhor com o cliente antes, durante e após a venda?
🤔 Como encantar o cliente, para que ele siga conectado a minha marca e realize outras compras?
🤔 Quais promoções, cupons ou benefícios posso oferecer para quem deseja comprar o meu produto ou serviço?
Não existe nenhuma resposta padrão para esses questionamentos, mas entenda que é necessário pensar em uma comunicação que envolva todos os seus pontos de contato de maneira que seu lead tenha uma experência positiva e que tenha um bom atendimento em todos os momentos.
Se você traçar uma estratégia alinhada à sua filosofia e ao seu propósito e garantir um contato personalizado para o seu cliente, certamente será mais fácil reter ele no seu portfólio!
Quer saber mais sobre Automação de Marketing? A gente preparou um ebook gratuito com o RD Station sobre esse tema. Clica aqui embaixo para baixar e ler.
E se a sua empresa está pronta para fazer um diagnóstico e elaborar um projeto de automação, chama a gente para um bate-papo.
Espero seu contato.
Um abraço, e até breve \o/
Equipe Bluma
@blumahub | contato@blumahub.com.br
Commenti